2

Etiqueta da Infertilidade!!

Adorei esta matéria e não pude deixar de dividir com vocês, peguei da minha mais nova amiga blogueira mamysdream.

Fiquei com vontade de fazer milhares de cópias e sair entregando por ai, por que só os casais com dificuldade para engravidar entendem o tanto que sofremos diariamente, e se não bastasse isso, ouvir comentários do tipo, "vocês tem que relaxar, tirar da cabeça, ai vai acontecer" ai que ódio que tenho desta frase, será que eles não entendem que "NÃO PODEMOS GERAR UM FILHO NATURALMENTE"!!!!?????

"O QUE NÃO DIZER A UM CASAL INFÉRTIL"

"Existem boas chances de que você conheça alguém que está lutando com a infertilidade. Ainda assim, como sociedade, estamos lamentavelmente mal informados sobre como dar o melhor apoio emocional para as pessoas que amamos neste período difícil.

A infertilidade é, realmente, uma luta muito dolorida. A dor é parecida com o luto por perder um ente querido, mas é única porque é um luto recorrente. Quando um ente querido morre, ele não vai voltar. Não há esperança de que ele irá voltar dos mortos. Você deve passar por todos os estágios do luto, aceitar que nunca mais verá essa pessoa novamente, e seguir em frente com sua vida. O luto da infertilidade não é tão metódico.

As pessoas inférteis ficam de luto pela perda de um bebê que eles podem nunca chegar a conhecer. Elas ficam de luto pela perda de um bebê que teria o nariz da mamãe e os olhos do papai. Mas a cada mês, há a esperança de que talvez este bebê tenha sido concebido finalmente. Não importa o quanto eles tentem se preparar para más notícias, eles ainda esperam que este mês seja diferente. Então, as más notícias chegam novamente, e o luto cobre o casal infértil mais uma vez. Este processo acontece mês após mês, ano após ano. É como ter um corte profundo que se abre novamente justo quando começava a cicatrizar.

Quando o casal decide seguir em frente com os tratamentos para infertilidade, a dor aumenta enquanto a conta bancária diminui. A maioria dos tratamentos para infertilidade envolve o uso de hormônios, que alteram o humor da usuária. Os testes são invasivos, você sente que o médico assumiu o controle do seu quarto. E para todo este desconforto, você paga muito dinheiro. Os tratamentos para infertilidade são caros, e os planos de saúde não cobrem este procedimento. Então, além da dor de não conceber um bebê a cada mês, o casal tem que pagar algo em torno de R$ 16.000,00 por uma FIV, podendo ser ainda muito mais, dependendo do tratamento necessário.

Um casal eventualmente resolverá o problema da infertilidade de alguma destas três maneiras:· Eles eventualmente conceberão um bebê.· Eles vão parar com os tratamentos de infertilidade e decidir viver uma vida sem filhos.· Eles encontrarão uma alternativa para ser pais, como a adoção. Chegar a uma solução pode levar anos, então seu casal de amigos amado precisará de seu apoio emocional durante esta jornada.

A maioria das pessoas não sabe o que dizer e por isso acaba dizendo a coisa errada, que apenas torna a jornada ainda mais difícil para seus entes queridos. Saber o que não dizer já é metade da batalha ganha para dar apoio. Não diga a eles para relaxar - Todo mundo conhece alguém que teve problemas para engravidar, mas que finalmente conseguiu logo que ela “relaxou”. Casais que conseguem engravidar após alguns meses de “relaxamento” não são inférteis. Por definição, um casal não é diagnosticado como infértil até que tenha tentado sem sucesso engravidar por um ano completo.

Não minimize o problema - A falha em conceber um bebê é uma jornada muito dolorosa. Os casais inférteis estão cercados de famílias com crianças. Estes casais vêem seus amigos terem dois ou três filhos, e vêem estas crianças crescerem enquanto voltam para o silêncio de suas casas. Estes casais vêem toda a alegria que uma criança traz para a vida de uma pessoa, e sentem o vazio de não serem capazes de experimentar a mesma alegria. Comentários do tipo, "aproveite que você pode dormir até tarde... viajar... etc.” não oferecem conforto. Ao contrário, estes comentários fazem com que o casal infértil se sinta como se você estivesse minimizando a dor deles. Você não diria a alguém cujo pai acabou de morrer que ele deveria ficar feliz, pois não vai mais ter que gastar dinheiro com o presente de Dia dos Pais.Não diga que há coisas piores que poderiam acontecer - Nestes mesmos termos, não diga a seus amigos que há coisas piores que poderiam acontecer do que o que eles estão passando.

Quem é a autoridade final sobre qual é a “pior” coisa que poderia acontecer a alguém? Pessoas diferentes reagem a diferentes experiências de vida de maneiras diferentes. Para uma mulher cujo único objetivo de vida é amar e nutrir uma criança, a infertilidade pode sim ser a “pior” coisa que poderia acontecer em sua vida. Não diga que eles não foram feitos para ser pais - Uma das coisas mais cruéis que alguém já me disse foi: "Talvez Deus não queira que você seja mãe”. Quão inacreditavelmente insensível é insinuar que eu seria uma mãe tão ruim que Deus achou melhor me “esterilizar divinamente”. Se Deus estivesse no ramo da esterilização das mulheres no plano divino, você não acha que ele preveniria as gravidezes que terminam em abortos? Ou então não esterilizaria as mulheres que terminam por negligenciar e abusar de seus filhos? Mesmo que você não seja religioso, os comentários do tipo “talvez não seja para ser” não são reconfortantes. A infertilidade é uma condição médica, não uma punição de Deus ou da Mãe Natureza.

Não pergunte porque eles não tentam a FIV - A Fertilização In Vitro (FIV) é um método no qual a mulher retira vários óvulos, que são então combinados com o esperma do parceiro num recipiente especial para cultura. Este é o método que pode produzir nascimentos múltiplos. As pessoas freqüentemente perguntam, “Por que você não simplesmente tenta a FIV?" da mesma maneira casual como perguntariam “Por que você não tenta comprar numa outra loja?”Há muitas razões pelas quais um casal escolheria NÃO ir por este caminho. Aqui estão algumas delas. A FIV é cara e com baixas possibilidades - Um ciclo de FIV é muito caro. Com toda a publicidade na mídia, a maioria das pessoas assume que a FIV é uma coisa certa, quando na verdade, as chances de sucesso para cada ciclo são baixas. A maioria dos casais não tem condições de tentar por um mês, quem dirá por vários ciclos.

A FIV é fisicamente difícil - Passar por um tratamento de FIV é muito rigoroso. A mulher deve injetar hormônios em sua barriga diariamente que farão com que seus ovários “super ovulem”. As drogas usadas são bastante pesadas para a mulher, e podem fazer com que ela fica extremamente sensível. Um casal que escolha passar pela FIV tem um caminho difícil e caro pela frente, e eles precisam de seu apoio mais do que nunca. Os hormônios não são brincadeira, e o custo financeiro é imenso. Seus amigos não estariam escolhendo esta rota se houvesse um caminho mais fácil, e o fato de estarem dispostos a suportar tanto é mais uma prova do quanto desejam se tornar pais de uma criança.

Os hormônios tornarão a mulher mais emotiva, então ofereça seu apoio e mantenha suas perguntas para você. Não brinque de médico - A infertilidade é um problema complicado de diagnosticar, e ler um artigo ou um livro sobre isso não o transformará num “expert” no assunto. Deixe que seus amigos trabalhem com o médico deles para diagnosticar e tratar o problema.

Seus amigos provavelmente já sabem mais sobre as causas e soluções da infertilidade do que você jamais saberá. Você pode achar que está ajudando lendo sobre a infertilidade, e não há nada de errado em aprender mais sobre o assunto. O problema aparece quando você tenta “brincar de médico” com seus amigos. Eles já têm um médico com anos de experiência em diagnosticar e tratar o problema. Eles precisam trabalhar com ele e confiar que o médico deles pode tratar o problema. Você apenas complica as coisas quando despeja outras idéias sobre as quais leu. O médico sabe mais sobre as causas e soluções; deixe seus amigos trabalharem com o médico deles para resolver o problema. Não seja grosseiro - É horrível que eu tenha que incluir este parágrafo, mas alguns de vocês precisam ouvir isso – não faça piadas grosseiras sobre a posição vulnerável de seus amigos. Comentários grosseiros do tipo “Eu doarei o esperma" ou "Tenha certeza de que o médico usará o seu esperma mesmo para a inseminação" não são engraçados, e apenas irritam seus amigos.

Não reclame da sua gravidez - Esta mensagem é para as mulheres grávidas – apenas estar ao seu redor já é muito doloroso para suas amigas inférteis. Ver sua barriga crescer é um lembrete constante do que sua amiga não pode ter. A não ser que a mulher com problemas de infertilidade planeje passar o resto de sua vida numa caverna, ela deve encontrar uma maneira de interagir com mulheres grávidas. Entretanto, há algumas coisas que você pode fazer como sua amiga para tornar as coisas mais fáceis.


A regra número um é NÃO RECLAME DA SUA GRAVIDEZ. De acordo com minhas amigas, quando você está grávida, seus hormônios ficam loucos e você passa por muitos desconfortos, tais como enjôos, estrias e fadiga. Você tem todo o direito de reclamar sobre os desconfortos para qualquer pessoa na sua vida, mas não coloque sua amiga infértil na posição de confortá-la. Essa sua amiga daria qualquer coisa para passar pelos desconfortos que você está passando porque estes desconfortos vêm de um bebê crescendo dentro de você. Quando eu ouvia uma mulher grávida reclamar sobre os enjôos matinais, eu pensava, "Eu ficaria feliz em vomitar nove meses seguidos se isso significasse que eu iria ter um bebê”. Quando uma mulher grávida reclamava dos quilos a mais, eu pensava “Eu engordaria todos os quilos do mundo se pudesse estar no seu lugar”."

Muito bom este manual, todas as mulheres que passam pelo problema da Infertilidade, com certeza irá se identificar com a maior parte das situaçoes descritas aqui, eu pelo menos já passei por praticamente todas!!!
Que bom seria se todas as pessoas pudessem ler estas dicas nos pouparia de muitas chateações.

2 comentários:

Unknown disse...

Lu esta matéria é ótima mesmo, mas quero dividir os créditos com a Mônica do Blog http://pedromonica.blogspot.com/... é que copiei dela... kkkkkkk... ela é muito fofa e está na luta assim como nós. Quando der passe no blog dela!!!

Mais uma vez Beijos Mega Férteis!!!

Mamysdream (Janaina)

Esperando em Deus disse...

Oi sou a Mônica citada pela Mamysdream ( amiga fofa)... te achei no e-family, estou torcendo muito pelo seu positivoooooo.
Confie!
bjs
Estou seguindo seu blog enviando muitas energias positivas!

Postar um comentário

You tube