0

Primeiro bebê de Proveta do Brasil!!


Olá Meninas!!

Navegando na internet descobri que esta semana o primeiro Bebê de Proveta do Brasil completa 27 anos, achei interessante dividir a história com vocês pois graças à este médico hoje temos a chance de realizar nosso sonho da Maternidade!!!


Pioneiro dos bebês de proveta leva o Nobel




O homem que abriu novas fronteiras na reprodução humana ao criar a técnica da fertilização in vitro ganhou o Prêmio Nobel da Medicina 2010.

O anúncio do nome do médico e cientista britânico Robert G. Edwards, 85 anos, como o vencedor foi feito ontem, em Estocolmo, na Suécia, mais de 30 anos depois do nascimento do primeiro bebê de proveta, a britânica Louise Brown.


Professor emérito da Universidade de Cambridge, Edwards começou a trabalhar na década de 1950 na técnica de fertilização in vitro, um procedimento no qual os óvulos são fertilizados fora do corpo e implantados posteriormente no útero. O cientista desenvolveu a técnica com Patrick Steptoe, que morreu em 1988.
Em 25 de julho de 1978, Louise Brown foi o primeiro bebê nascido por meio desse procedimento. Hoje com 32 anos, Louise deu à luz seu primeiro filho em 2007, um menino chamado Cameron, concebido naturalmente.

Apesar de consideradas cruciais em nossos dias, as pesquisas de Edwards quase foram impedidas de progredir nos anos 50 pela falta de recursos públicos para financiamento. A razão do corte de verbas: a controvérsia ética em torno da origem da vida. O nascimento de Louise Brown só foi possível graças à iniciativa privada.

Médico mantém vínculo com a família Brown

O acesso à terapia, entretanto, não é universal. Se países como a França financiam o tratamento para pais com dificuldades reprodutivas, a técnica segue cara em diversos países do mundo. Nos estados unidos, a Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva informou ontem que o tratamento não sai por menos de US$ 12,4 mil.

Um dos pesquisadores que acompanharam os destinos de um bebê de proveta foi o próprio Edwards. Ao longo dos últimos 32 anos, o cientista manteve contato com Louise Brown, criando vínculos muito próximos com a família.

Edwards não se manifestou à imprensa. O médico enfrenta problemas de saúde que o impediram de conceder entrevistas. Por meio de um comunicado emitido por sua clínica, situada em Cambridge, na Inglaterra, ele teria afirmado: “A coisa mais importante na vida é ter um filho. Nada é mais especial do que uma criança”.

Como funciona a técnica

A técnica desenvolvida por Robert Edwards ajuda casais com problemas de fertilidade a ter filhos. Veja como é aplicada:

1) Por estimulação ovariana, é produzida grande quantidade de óvulos

2) Os óvulos são coletados

3) Os óvulos e os espermatozóides são colocados em provetas com um meio de cultura especial para fecundação

4) O óvulo é fecundado. O pré-embrião começa a se desenvolver

5) O pré-embrião é transferido para o útero

Proveta no Brasil

Aquele que foi o primeiro bebê de proveta do Brasil completa 27 anos nesta semana. Desde que Ana Caldeira nasceu, estima-se que 60 mil crianças foram geradas no país por meio da reprodução assistida.

Fonte: Zero Hora - Fotos: G1

0 comentários:

Postar um comentário

You tube